Vanuza Sampaio

Estagiário e o trabalho: quais são os direitos dos estagiários dentro de uma empresa?

Muitos estudantes realizam estágios para se preparar para o mercado de trabalho. Diante disso, a Dra. Vanuza Sampaio entende que é importante que eles saibam quais são os seus direitos e deveres, a fim de evitarem más experiências. Você é um estagiário? Prossiga com a leitura e saiba mais:

Contrato do estágio e o Direito Trabalhista

De acordo com a advogada Vanuza Sampaio, o Direito Trabalhista determina que o estágio é firmado por um documento oficial que conste a carga horária que o estagiário exercerá diária e semanalmente, bem como a remuneração e os requisitos para a continuidade do contrato. O mesmo também deve ser firmado em comum acordo entre a instituição de ensino, aluno e a empresa. 

Logo, esse tipo de contrato deve seguir algumas normas, como não intervir negativamente no desenvolvimento acadêmico do aluno, não comprometendo as horas que o mesmo deve dedicar aos seus estudos. Ainda, vale pontuar que a duração máxima de um contrato de estágio é de dois anos, podendo, em alguns casos, ser renovado. 

Remuneração do estagiário

Além disso, como comenta a fundadora da Vanuza Sampaio Advogados Associados, Vanuza Sampaio, visto que existem dois tipos de estágio, o obrigatório e o estágio por opção, a remuneração pode variar, conforme diversos fatores. Assim, o estágio obrigatório não precisa necessariamente ter uma remuneração ou auxílio alimentação e transporte.

Já o estágio optativo precisa, por lei, ser remunerado, além de fornecer ao estudante o vale-transporte e o vale-refeição. No entanto, não há um salário estabelecido para o pagamento dessa remuneração. Além disso, a remuneração é chamada de bolsa auxílio. 

Férias e jornada de trabalho

Por fim, como indica a advogada Vanuza Sampaio, há algumas regras que delimitam a jornada de trabalho do estagiário, determinando que o mesmo pode trabalhar de seis horas diárias, e trinta semanais, às oito horas diárias e quarenta semanais. Todavia, vale pontuar que essa jornada deve ser reduzida a menos até a metade nos período de prova do aluno.

Ademais, as férias é outra questão que assola a grande maioria dos estagiários. Dessa maneira, o estagiário receberá o direito às férias de trinta dias corridos a cada doze meses trabalhados, sendo que as mesmas devem ser concedidas preferencialmente junto ao período do recesso escolar, para melhor descanso do aluno. 

Quer saber mais sobre as relações empregatícias estabelecidas pelo Direito Trabalhista? Acompanhe as redes da Vanuza Sampaio:

@escritorio.vanuzasampaio e https://vanuzasampaio.com.br

Share This Article
Leave a comment