Se você é um amante de música como Deise Zuqui, com certeza já deve ter ouvido sobre o gênero K-pop, não é? Essa é uma das maiores febres do mundo jovem de todos os tempos. Veja nesta matéria tudo sobre esse gênero tão presente no público adolescente e como chegou ao ocidente.
Onde e como surgiu o kpop?
O gênero sul-coreano, k-pop, surgiu nos anos oitenta com a popularização da música na região sul das Coreias. Com isso, diversos artistas começaram a se integrar à essa indústria e aparecer no país com seu talento de dançar e cantar, tornando essa cultura mais visível nessa nação que não dava muito valor a esse tipo de arte, se desenvolvendo e chegando ao que, hoje, chamamos de k-pop.
Como especialista em diversos gêneros musicais, Deise Zuqui conta que esse tipo de gênero, hoje, é mais presente entre os adolescentes e jovens, já que são músicas pop mais voltadas ao romance e a “vida rebelde” que muitos jovens levam. É importante saber também que no kpop, existem diversos tipos de conceitos, sendo eles os conceitos:
- Girl/boy crush
- Dark
- High school
- Cute/kawaii
- Latino
Como ganhou proporção fora do continente asiático?
Como visto, o k-pop existe desde a muito tempo atrás, porém, só chegou a ser popular no ocidente em 2017. Em 2017, ocorreu um estouro na música: o grupo BTS alcançou fama mundial com sua música “DNA”. Os garotos já estavam em turnês mundiais e já haviam conquistado o coração de muita gente e, depois de serem fenômenos no mundo inteiro, começaram a aparecer em todos os lugares, propagandas, comerciais, músicas e diversos outros espaços que antes sul-coreanos não ocupavam no ocidente.
Deise Zuqui conta que o grupo BTS conquistou muita gente por sempre abordar pautas como saúde mental e a passagem da adolescência para a vida adulta, atraindo olhares diferentes sobre a música que eles construíram. Com isso, eles puderam abrir passagem para outros artistas sul-coreanos também conseguirem mais visibilidade e crescer fora da Ásia assim como eles.
Os principais artistas
Além do grupo BTS, existem outros artistas bem conhecidos fora da Coreia do Sul, como o Twice, GOT7, NewJeans, EXO, G-i(dle) e muitos outros, todos muito talentosos, que levaram anos praticando até conseguirem um lugar em um grupo para poder estrear como artistas de verdade.
Hoje, esse gênero é conhecido no mundo inteiro graças a um único grupo, o BTS, que soube levar sua música para um lado que não fosse romântico. Por isso, Deise Zuqui conta que todo o reconhecimento do gênero fora do continente asiático é graças a eles, que souberam apresentar sua arte ao mundo, conseguindo com que todos se voltassem para olhá-los sem xenofobia e apreciar o que eles tinham a oferecer.